DPF 

  • O QUE É O DPF?

O “DPF” é o Filtro de Partículas de Diesel, que foi desenvolvido para remover as partículas de diesel dos gases de escape dos veículos.

Quando o filtro chega em cerca de 45% de saturação, os diversos sensores do DPF acionam a “regeneração ativa”, onde é injetado um aditivo ao filtro e feita a combustão da fuligem acumulada. Também existe a “regeneração passiva” do filtro, que geralmente ocorre em trechos mais longos de rodovia, onde os gases de escape estão mais quentes e fazem por si só a queima da fuligem acumulada no filtro.

  • POR QUE DESLIGAR O DPF?

O Filtro de Partículas de Diesel possui um tempo de vida pré-estabelecido, que atingido, passa a falhar continuamente. Quando há a falha no DPF, o veículo passa a ficar no "modo de segurança", com o filtro ineficiente e a luz de emergência acesa no painel, indicando a troca imediata necessária. Neste caso podemos fazer a reprogramação da central de injeção (ECU), desligando os sensores e todas as funções do sistema de DPF, sem que haja necessidade de troca. Isso permite a instalação de um cano de “DPF Delete” (cano direto sem o filtro) ou, apenas, a remoção do ‘miolo’ do DPF.

O orçamento indicado pela concessionária é, em geral, muito expansivo e não soluciona o problema definitivamente. Com base nisso, nós, da Performance, entramos com os nossos serviços para oferecer a resolução permanente.